O cenário comercial passou por diversas mudanças ao longo dos anos, e com ele as estratégias de vendas e marketing das marcas, além do comportamento do consumidor que está cada vez mais exigente.
E neste momento tão complicado pelo qual estamos vivendo com a pandemia de coronavírus, a presença virtual passa a ser uma das prioridades. Vender na internet agora é uma necessidade, e atrair o consumidor é tarefa ainda mais difícil. São inúmeros os canais de comunicação, e a concorrência é grande entre as empresas. O bom atendimento, a qualidade na prestação de serviços e o pós-venda são primordiais para o consumidor.
O marketing digital é uma estratégia que deve estar no planejamento da marca. A presença da empresa no mundo virtual é essencial para promover o negócio e alavancar as vendas.
São muitos os recursos disponíveis que o marketing digital oferece. Por meio de estratégias de vendas, fidelização de clientes, conteúdo, otimização para motores de busca, entre outras opções, empresas conseguem se promover e atingir o seu público-alvo correto.
Listamos as principais estratégias que podem ajudar a empresa crescer:
• Marketing de conteúdo: O objetivo principal do marketing de conteúdo é criar, publicar e promover conteúdos personalizados para o cliente. Ou seja, é uma estratégia que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo. De acordo com um levantamento realizado pela Content Trends 2019, 67,3% das empresas adotam o marketing de conteúdo como estratégia e 56,9% pretendem adotar.
• Inbound marketing: Conhecido como Marketing de Atração, este tipo de estratégia foca em atrair, converter e encantar clientes. O Inbound marketing afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais.
• E-mail marketing: Ferramenta de marketing direto cuja utilização deve-se respeitar normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas. Campanhas de e-mail marketing devem estar nas estratégias de marketing para pequenas e médias empresas.
• SEO: Search Engeni Opitmization nada mais é do que otimizar o site da empresa para que ele apareça nas melhores posições da busca orgânica do Google. Para demonstrar relevância é necessário escolher as palavras-chaves certas, ou seja, aquelas que mais são buscadas pelos clientes.
• Links patrocinados: Formato de anúncio publicitário veiculado na internet. Investir em links patrocinados no Google é uma estratégia para atrair mais clientes certos, e acima de tudo, no momento exato de compra deles.
• Redes sociais: Elas são fundamentais para qualquer negócio. É uma oportunidade ímpar para que os clientes conheçam mais sobre a empresa. As mais utilizadas são: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Pinterest, Tik Tok.
• Videomarketing: Os vídeos são fundamentais em uma estratégia de conteúdo. Além de oferecer resultados imediatos, o videomarketing atrai pelo baixo custo. O vídeo é facilmente consumido e pode ser altamente explicativo e divertido ao mesmo tempo. Mais de 80% dos usuários lembram de uma marca quando consomem um vídeo da mesma.
Ana Cláudia Sacomani é diretora da Agência Sacomani Comunicação, especializada em assessoria de imprensa, conteúdo, mídias sociais e videomarketing. É jornalista e está há 24 anos no mercado, ajudando marcas a ganharem valor e notoriedade.
Foto: Rawpixel